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A avaliação neuropsicológica para diagnóstico de autismo, TDAH e condições coexistentes é um processo técnico e cuidadoso, realizado por profissionais especializados, que analisa seu funcionamento mental em profundidade — atenção, memória, impulsos, emoções, rotina, relacionamentos, entre outros.
É a partir dessa avaliação que conseguimos identificar ou descartar o diagnóstico de autismo, TDAH e condições que costumam coexistir, como ansiedade, depressão e outras.
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Avaliação Comportamental e Social
✅ Análise de avaliações anteriores
✅ Histórico de desenvolvimento
✅ Observação do contexto familiar, profissional e acadêmico
✅ Entrevista com familiares
✅ Comunicação e interação social
✅ Responsividade social
✅ Identificação de padrões restritivos e repetitivos
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✅ Testes de atenção
✅ Testes de raciocínio lógico
✅ Testes de memória
✅ Avaliação das funções executivas
✅ Identificação de impulsividade e hiperatividade
✅ Aplicação de instrumentos e testes específicos
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✅ Avaliação da organização e gestão do tempo
✅ Investigação de dificuldades acadêmicas ou profissionais
✅ Histórico de comportamentos impulsivos
✅ Análise de hábitos e rotina diária
✅ Identificação de dificuldades na regulação emocional
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✅ Análise de condições coexistentes (ex.: depressão, ansiedade, transtornos de humor, transtornos de personalidade, entre outros)
✅ Estado psicopatológico
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✅ Dois neuropsicólogos envolvidos no processo (supervisor e avaliador)
✅ Laudo Psicológico Abrangente: diagnóstico (conforme DSM-5-TR e CID-11), recomendações terapêuticas personalizadas e possíveis encaminhamentos
** O processo completo dura, em média, 2 a 3 meses
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✅ Após a conclusão da avaliação neuropsicológica, caso precise de medicações e/ou laudo médico, contamos com um psiquiatra* que atua em parceria conosco para encaminhar o paciente para a emissão do laudo médico e/ou análise de necessidade de medicações.
** A(s) consulta(s) com o psiquiatra não estão inclusas no valor da avaliação neuropsicológica
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✅ Utilizamos entrevistas semiestruturadas desenvolvidas pela própria equipe, além de formulários e protocolos personalizados, com base nos critérios do DSM-5-TR e da CID-11, adaptados à vivência de cada paciente adulto.
✅ Aplicação de escalas psicométricas específicas, como:
SRS-2, Combo AOL, DIVA 2.0, E-TDAH, IHS-2, BFP, BDI, entre outras — conforme o perfil e os objetivos da avaliação.
✅ Uso de instrumentos de autorrelato e heterorrelato para ampliar a perspectiva clínica.
✅ Análise da linha do tempo do desenvolvimento neurocomportamental, com foco nas manifestações desde a infância até a vida adulta.
✅ Mapeamento de estratégias compensatórias e camuflagem social, especialmente relevantes no diagnóstico tardio.
✅ Verificação da coerência diagnóstica entre instrumentos, observações e relatos.
✅ Discussão interna do caso com três profissionais envolvidos: neuropsicólogo(a), supervisora clínica e diretora clínica — garantindo mais precisão e responsabilidade no parecer final.
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